L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

A ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE PEDIÁTRICA E ASMA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Resumo

INTRODUÇÃO
A asma é uma prevalente doença crônica da infância, apresentando índices de mortalidade que atingem 0.7 a cada 100.000 infantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 41 milhões de crianças com menos de 5 anos sofrem com sobrepeso ou obesidade mundialmente. Sabendo-se que a fisiopatologia da asma baseia-se em uma reação imunomediada, e, que a obesidade é uma condição notavelmente inflamatória, faz-se mister a avaliação da relação entre as patologias na infância, o que possibilitaria uma abordagem preventiva e terapêutica mais assertiva.
METODOLOGIA
Esta é uma revisão sistemática de literatura realizada a partir de uma busca no banco de dados MEDLINE vinculado ao Pubmed, utilizando “Asthma” AND “Obesity” AND “Children” como estratégia de busca, encontrando 68 artigos. A seleção destes foi realizada em três etapas consecutivas: leitura dos títulos, resumos e textos completos. Assim, foram selecionados 5 artigos, tendo como critérios de inclusão publicação nos últimos 5 anos e de exclusão ser livro, documento ou análise.
RESULTADOS
A obesidade pediátrica é um dos fatores de risco mais expressivos para o desenvolvimento de asma na infância e adolescência. O excesso de adiposidade central prejudica a mecânica respiratória, reduzindo a capacidade residual funcional, volume residual e volume de reserva expiratório. Evidentemente, as alterações imunológicas são peça-chave nessa relação: a adiposidade excessiva leva a uma redução de adiponectina, fator anti-inflamatório, e aumento da leptina, a qual em obesos, é responsável por estimular adipócitos a liberar citocinas pró-inflamatórias, como IL-6 e TNF-α, polarizando a resposta imune para Th1, o que, assim como o Índice de Massa Corporal, está diretamente relacionado com a severidade da asma.
CONCLUSÃO
Portanto, torna-se clara a relação entre a obesidade infantil e a asma, sendo a primeira capaz de gerar um ambiente multifatorialmente propício para o desenvolvimento da segunda.

Área

Asma e lactente sibilante

Autores

Cecile Hora Figueiredo Fortes, Eclésio Batista de Oliveira Neto, Esther Mendonça dos Santos, Marcos Reis Gonçalves