L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

É possível avaliar o preparo dos adolescentes com doenças alérgicas e imunológicas no processo de transição para a clínica de adultos?

Resumo

Introdução: A transição da atenção médica pediátrica para o cuidado adulto é um período de mudanças significativas para adolescentes com alergias e condições imunológicas crônicas. O Questionário de Avaliação para Transição (TRAQ) visa identificar os conhecimentos e habilidades dos pacientes antes da transferência, permitindo um planejamento mais adequado para a transição.
Métodos: foi aplicado o questionário TRAQ adaptado (TRAQa), com 13 perguntas (com 4 opções) e pontuação entre 13 e 52, em adolescentes entre 16-18 anos. Consideramos o interquartil 75% a melhor pontuação (> 39 questões com resposta positiva). O TRAQa foi preenchido entre 01/06 e 30/07/2023, durante consultas, no ambulatório de alergia e imunologia pediátrica de um hospital quaternário. As perguntas abordaram conhecimento sobre a doença, uso e nome de medicações, autonomia no agendamento e ida às consultas. Incluímos no questionário dados sobre renda familiar e nível de escolaridade do responsável e do paciente.
Resultados: Foram avaliados 21 pacientes (15M), com média de idade de 16,6 anos (16-18a), sendo 5 provenientes do ambulatório de asma (A), 10 de dermatite atópica (DA) e 5 de erros inatos da imunidade (EII), , todos cursando ensino médio. A média de pontuação no escore foi de 39,6 no grupo de DA, 43,4 no de A e 32 no grupo de EII, com uma média total entre eles de 38,7. As três principais perguntas foram sobre o conhecimento do nome da doença, nome dos medicamentos e possibilidade de ir sozinho às consultas, A resposta "sim" às principais perguntas foram: no grupo de DA, 82%, 64% 45% respectivamente; no grupo de A, 100%, 80% e 60%; e no grupo dos EII 60%, 80% e 20%. Somente 24% do total de pacientes apresentaram pontuação do questionário acima do interquartil 75.
Conclusão: consideramos que os adolescentes no presente estudo ainda necessitam melhor esclarecimento sobre sua doença e seu tratamento o que facilitaria sua independência para uma melhor transição para a clinica de adultos.

Área

Outros

Autores

Rafael Vaz de Sales Bicalho, Maura Helena Braun Dalla Zen, Thais Costa Lima de Moura, José Roberto Mendes Pegler, Ana Paula Moschione Castro, Antônio Carlos Pastorino, Mayra de Barros Dorna, Oliver Vilela Gomes, Mayanne Fran Ferreira de Araújo Frayha, Beni Morgenstern