L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico, epidemiológico e genético de pacientes com Dermatite atópica grave.

Resumo

Introdução: A dermatite atópica (DA) grave demanda cuidados e tratamentos que podem envolver o uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos, além disso gera um grave comprometimento da qualidade de vida. A possibilidade de realizar testes genéticos que identifiquem ou excluam erros inatos da imunidade, em pacientes com DA grave, pode ajudar no entendimento da doença e na modificação de estratégias terapêuticas. O objetivo deste estudo foi descrever as características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais dos pacientes com DA grave que foram submetidos ao sequenciamento genético.
Métodos:
Estudo piloto retrospectivo que incluiu pacientes com DA grave submetidos ao sequenciamento genético. Foram coletados dados relacionados à gravidade da DA, tratamentos prévios, internações por infecção e doenças associadas. O sequenciamento completo do genoma foi realizado em conjunto com o Projeto Genomas Raros, uma parceria entre Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein.
Resultados:
Foram incluídos, no total, 11 pacientes com diagnóstico inicial de DA grave, dos quais 8 iniciaram os sintomas antes do 1º ano de vida, sendo que 6 pacientes necessitaram de uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos ao longo do tempo. Todos os pacientes apresentaram histórico de internações por infecção, sendo que 6 deles tiveram mais de 5 internações ao longo do tempo. Os pacientes apresentaram comorbidades como outras atopias, neutropenia, alterações psiquiátricas, sendo que 1 paciente apresentou osteomielite crônica como complicação. A análise do genoma identificou alterações em 4 dos pacientes, apenas um paciente apresentou alteração no gene da filagrina, os outros pacientes apresentaram alterações sem correlação direta com a DA grave.
Conclusões:
O alto custo do sequenciamento genético, associado ao caráter poligênico da doença, faz com que outros fatores além da gravidade devam ser considerados para a indicação do teste genético de rotina.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Oliver Vilela Gomes, Maura Helena Braun Dalla Zen, Renata Resstom Dias, Ana Paula Beltran Moschione Castro, Antonio Carlos Pastorino, Mayra de Barros Dorna, Rejane Rimazza Dalberto Casagrande, Beni Morgenstern, Nayara Maria Furquim Nasser, Thais Costa Lima de Moura