L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Teste de contato (TC) entre alergistas brasileiros: resultados de inquérito da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Resumo

Introdução: A dermatite de contato (DC) é uma doença inflamatória da pele, causada pela exposição direta a um agente externo. A DC pode ser irritativa (DCI), desencadeada por dano tecidual direto, ou alérgica (DCA), quando há mecanismo imunológico envolvido. O TC é o padrão-ouro no diagnóstico da DCA. O objetivo deste trabalho foi descrever as práticas de investigação da DCA entre alergistas brasileiros filiados à ASBAI.
Métodos: Estudo transversal baseado na análise de questionários online enviados aos alergistas brasileiros membros da ASBAI entre abril/23 e julho/23. Foram avaliados dados relacionados ao atendimento de pacientes com DC e práticas de realização do TC.
Resultados: Foram analisados dados de 223 médicos sendo a grande maioria proveniente dos estados do Sudeste: SP (25,1%), RJ (19,7%), MG (8,9%), ES (6,7%); e Sul – PR (7,1%). Destes, 60,3% trabalhavam em consultório privado e 33,6% em consultório e hospital público/universitário. Dos respondedores, 98,7% atendiam pacientes com DC com a seguinte frequência: 20,2% (0-1 pacientes/semana); 41,7% (2-4); 21,5% (5-7) e 16,6% (>7). Em relação aos TC, 81,2% os realizavam; e quando não, os encaminhavam, para outro alergista (21,5%). Grande parte dos médicos montava (57,9%), aplicava (68,1%) e fazia a leitura dos TC (94%), na maioria deles com 2 leituras (88,1%). A bateria de testes complementares era utilizada por 80,9% dos médicos e 77,3% testavam produtos levados pelo paciente. Os três alérgenos mais frequentemente positivos foram: níquel (98,5%); cloreto de cobalto (54,6%) e parafenilenodiamina (38,3%).
Conclusões: Os TC são amplamente utilizados pelos alergistas brasileiros na investigação da DCA. A maioria dos alergistas realiza todos os processos do TC (montagem, aplicação e leitura). Os alérgenos mais frequentes foram: níquel, cloreto de cobalto e parafenilenodiamina.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

CLAUDIA DOS SANTOS DUTRA BERNHARDT, KLEISER APARECIDA PEREIRA MENDES, ELIANA TOLEDO, ANNE-ROSE LEOPOLDINA WIEDERKEHR BAU, CRISTINA WORM WEBER, JULIANO JOSE JORGE, MELISSA THIESEN TUMELERO, OCTAVIO GRECCO, PAULO EDUARDO SILVA BELLUCO, VANESSA AMBROSIO BATIGALIA, MARA MORELO ROCHA FELIX, DIRCEU SOLÉ