L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Dupilumabe no tratamento de eczema numular associado à dermatite atópica grave em paciente com contra-indicação à imunossupressão sistêmica: relato de caso

Resumo

INTRODUÇÃO: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória eczematosa crônica de pele, a qual a gravidade tem impacto direto na qualidade de vida do paciente. Na DA grave uma das alternativas terapêuticas são os imunossupressores, no entanto há de se avaliar risco x benefícios em grupo selecionados de pacientes. A inovação terapêutica baseada na fisiopatologia da DA, como o dupilumabe, demonstra redução do SCORAD e possiblidade terapêutica em pacientes inaptos à imunossupressão.
RELATO DE CASO: Paciente do sexo feminino, 73 anos, branca, portadora de DA há 43 anos com piora há 5 anos, por associação a eczema numular difuso. Realizou inúmeros tratamentos, desde anti-histamínicos e corticóides orais, até corticoides e inibidores de calcineurina tópicos, além de cursos de antibióticos. Apresenta antecedentes de rinite alérgica, asma e neoplasia de cólon. Os sintomas relatados foram presença de eczemas e nódulos pruriginosos, inicialmente em regiões de antebraço com evolução para regiões intertriginosas e tronco. Há 5 anos, além da piora da extensão, referiu infecções recorrentes. Durante o seguimento realizou biópsias que apontaram alterações sugestivas de dermatite espongiótica, desidrose e eczema numular. Na avaliação inicial, apresentava SCORAD 57, eczema e lesões típicas em forma de moeda difusamente. Pelo antecedente oncológico, foi optado por iniciar o dupilumabe na dose sugerida para DA. Até o momento recebeu 4 doses, com melhora importante do SCORAD (atual 40) e do eczema numular.
DISCUSSÃO: O dupilumabe é um anticorpo monoclonal que se liga aos receptores de cadeia alfa das citocinas IL-4 e IL-13, envolvidas no perfil de resposta imune Th2, que promove inflamação atópica. Apesar de, na literatura, não haver consenso do uso de dupilumabe em pacientes com eczema numular refratário a múltiplos tratamentos, observou-se que nesta paciente, além da melhora da DA, houve redução importante do eczema numular e melhora da qualidade de vida da mesma.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Stella Arruda MIranda Carneiro, Tamires Sobral Pereira, Louhainy Isabelle Rezende Miranda, Vinícius Suguita Azuma, Thaygor Diogo Sanches, Ana Cláudia Miranda de Barros