L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Senso de coerência materno no controle do ambiente intradomiciliar de crianças asmáticas: estudo caso-controle sob o olhar salutogênico.

Resumo

Introdução: O controle ambiental intradomiciliar na população pediátrica asmática guarda estreita relação com os cuidados ofertados por uma pessoa mais próxima à criança, geralmente a genitora. Avaliar o senso de coerência materno, constructo da teoria salutogênica de Antonovsky, possibilita identificar lacunas para melhores intervenções no controle clínico da asma em crianças asmáticas. Métodos: Estudo observacional, tipo caso-controle, realizado em escolares asmáticos e suas respectivas genitoras acompanhados em três serviços de referência. O controle clínico da asma foi avaliado pelo childhood Asthma Control Test (c-ACT), o controle ambiental foi verificado por instrumento validado e o questionário do senso de coerência (SOC) com 13 perguntas foi aplicado nas genitoras. Os grupos foram divididos em caso (asma controlada) e controle (asma não controlada), segundo o olhar salutogênico. Foram analisadas outras variáveis clínicas e demográficas das crianças asmáticas e respectivas genitoras. Resultados: Foram avaliadas 193 crianças escolares asmáticas e respectivas genitoras, 97 com asma controlada e 96 com asma não controlada. Houve discreto predomínio do sexo masculino (51,5%) no grupo com asma controlada. Na análise bivariada das variáveis de controle ambiental intradomiciliar, a baixa exposição aos aeroalérgenos e a não presença de fumantes no domicílio conferem maior chance de controle clínico da asma. Na análise multivariada, realizada através da Regressão logística, a presença de alto SOC materno e a baixa exposição ambiental aos aeroalérgenos no ambiente intradomiciliar estão associados ao maior controle clínico da asma, com diferença estatisticamente significante entre o grupo caso (asma controlada) em relação ao grupo controle (asma não controlada). Conclusões: Alto SOC pode influenciar no controle ambiental e repercutir no controle clínico da asma em escolares asmáticos. Avaliar o SOC materno pode ajudar no manejo da asma em crianças asmáticas.

Área

Asma e lactente sibilante

Autores

GEORGIA VERAS DE ARAÚJO GUEIROS LIRA, VALÉRIA LIMA FERREIRA, BRUNO GONÇALVES DE MEDEIROS, NATÁLIA SARAIVA CARVALHO DIAS BITTENCOURT, MARIA CAROLINA PIRES LINS E SILVA LIMA, LAYRA LAYANE DE ANDRADE BELO REBOUÇAS, ALANA DANTAS DE MELO, LILIANE COELHO VIEIRA, GISELIA ALVES PONTES DA SILVA, EMANUEL SÁVIO CAVALCANTI SARINHO