L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

DREA - a Medicina de Precisão em Paciente Jovem

Resumo

A Doença Respiratória Exacerbada pelo uso de Aspirina (DREA) é caracteriza pela tríade de rinossinusite crônica com polipose (RSCcPN) , asma e hipersenssibilidade a múltiplos AINES. . A DREA costuma acometer adultos entre 30 e 40 anos de idades. Os imunobiológico têm sido amplamente utilizados, com resultados promissores, diminuindo a inflamação. Em serviço terciário de Alergia e Imunologia Clínica, atendemos paciente jovem com DREA, que não é o habitual, com boas resposta ao uso de Anti IL-4 e IL-13 (Dupilumabe).


CHM, 18 anos, desde a infância apresentava sintomas nasais recorrentes, principalmente irritativos, com piora progressiva e aos 16 anos iniciou com hiposmia, concomitante refere dispneia e tosse, sendo realizado o diagnostico clínico de asma, com resposta parcial ao uso de corticoide inalatório (CI) associado a LABA. Fez uso de dipirona devido cefaléia, e poucos minutos após apresentou anafilaxia. Exames: eosionófilos 1.400 10-3 /uL, IgE 465,80 KU/L e biópsia de pólipo nasal com 160 eosinófilos por campo. Avaliado pela equipe de otorrinolaringologia identificado pólipos nasais bilaterais e indicado cirurgia Endoscópica Nasal (CEN), após seis meses da realização cirurgica os sintomas nasais retornaram, com reicidiva dos pólipos , além de controle parcial da asma em altas doses de CI + LABA. Indicado então dupilumabe para o paciente, com ótima resposta, regressão dos pólipos, sem necessidade de nova abordagem cirurgica e controle dos sintomas de asma.
Scores pré cirurgico e imunobiológico -SNOT-22 - 70, anosmia bilateral. Pós cirurgico e imunobiológico - SNOT-22 - 02 e hiposmia grave e moderda.

O presente caso apresenta paciente jovem com quadro típico de DREA, com rápida recidiva dos pólipos pós CEN, indicado dupilumabe com excelente resposta clínica e melhora na qualidade de vida. A medicação é indicada para asma em menores de 18 anos, porém no paciente , também evidenciou ótima resposta em relação aos sintomas da RSCcPN.

Área

Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular

Autores

Orlando Trevisan Neto, Luisa Karla Paula Arruda, Maria Eduarda Trocolli Zanetti, Jose Eduardo Seneda Lemos, Wilma Terezinha Anselmo Lima, Edwin Tamashiro, Anne Marielle Camargo, Fabiane Leticia Lopes, Gabriela Chiquete