L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do uso do dupilumabe como tratamento no prurigo nodular.

Resumo

Introdução: O dupilumabe é um imunobiológico que age ao bloquear os receptores das IL-4 e IL-13, sendo eficaz quando utilizado em quadros reservados de dermatite atópica. O prurigo nodular é uma condição crônica da pele, caracterizada por lesões cutâneas pruriginosas, geralmente associados a pacientes com história de dermatite atópica. Contudo, o uso do dupilumabe para o prurigo nodular é mais recente e sua eficácia não é tão precisa. Diante disso, o objetivo do estudo visa avaliar a eficácia e os benefícios do uso do dupilumabe como possível modalidade terapêutica nos quadros de prurigo nodular.
Métodos: Revisão de literatura dos últimos 3 anos, com busca nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs. As palavras-chave utilizadas foram prurigo nodular e dupilumabe, utilizando o conectivo AND entre as sentenças. Foram incluídos 6 artigos para análise dos resultados.
Resultados: De acordo com os artigos analisados, foi evidenciado que o prurigo nodular apresenta uma resposta clínica mais tardia ao uso do dupilumabe, é preciso no mínimo dois meses de tratamento para que houvesse um alívio significativo do prurido, sendo mais difícil ocorrer melhora completa antes de 4 meses. Nos casos em que o prurigo nodular está associado a dermatite atópica, foram necessárias mais semanas de tratamento. A aplicação, a cada 2 semanas, de dupilumabe 300mg conseguiu aliviar significativamente o prurido comparado ao grupo controle nas análises estudadas. O prurido é o sintoma com maior potencial de comprometer a qualidade de vida dos pacientes com a doença; o dupilumabe demonstrou, então, beneficiar o sono, o aspecto das lesões e agir na diminuição da quantidade de nódulos cutâneos. Os efeitos adversos mais relatados foram problemas oculares, sendo a conjuntivite e a xeroftalmia os mais evidenciados.
Conclusão: O uso do dupilumabe demonstrou ser um tratamento eficaz e seguro para o prurigo nodular, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida e do sono dos pacientes acometidos.

Área

Imunoterapia e imunobiológicos

Autores

Júlia Gomes Magalhães, Livia Veiga Araújo , Júlia Vasconcelos De Macedo , Catarina Rodriguez Silva, Maria Eduarda Soares Vanderlei Lima, Rafaela Sandes de Albuquerque Silva, Mariah Melo Cordeiro Cavalcante, Valleska Maria Leão Pessoa , Livia Maria Lins de Souza , Renato Leão Praxedes Araújo