L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

O papel do inflamassoma NLRP3 na dermatite atópica: uma revisão integrativa

Resumo

INTRODUÇÃO: O NLRP3 é um importante inflamassoma envolvido em diversas doenças inflamatórias. O presente trabalho relata o seu papel na fisiopatologia da dermatite atópica, bem como sua importância como alvo terapêutico da doença.
MÉTODOS: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed, Scielo, BVS e LILACS, com uso dos descritores “NLRP3”, “dermatite”, “atópica” e “inflamassoma”, tanto em inglês como em português, assim como também o conectivo “and” entre os termos. De acordo com a busca, foram achados cerca de 40 artigos, dentre os quais 9 foram incluídos neste trabalho.
RESULTADOS: A fisiopatologia da dermatite atópica é caracterizada por inflamação imunomediada complexa causada por barreira epidérmica disfuncional e penetração de alérgenos. É relatado a presença de inflamassomas, complexos proteicos de alto peso molecular encontrados principalmente no citosol de células imunes estimuladas, que desempenham um papel importante na ativação de cascatas imunes, no reconhecimento de patógenos e na inflamação. Dentre eles, o inflamassoma NLRP3 chama mais atenção, dado que promove a ativação da caspase-1 junto da proteína ASC (proteína semelhante a um pontinho associada à apoptose contendo domínios de ativação e recrutamento de CARD - caspase), resultando na maturação e liberação de fatores pró-inflamatórios, incluindo IL-1β e IL-18, citocinas importantes na patogenia da doença, além de envolver a piroptose, exacerbando a resposta inflamatória. Desse modo, sua inibição constitui um alvo do tratamento dessa doença, pois pode impedir o desenvolvimento dos processos patológicos.
CONCLUSÃO: O inflamassoma NLRP3 por desempenhar um grande papel na fisiopatologia da dermatite atópica, devendo ser considerado como um alvo terapêutico para o tratamento, visto que sua relação de ativação da caspase-1 e a liberação das citocinas IL-1β e IL-18 se apresenta como um dos principais mecanismos que causam o processo inflamatório que ocorre nesta doença.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Maryanne Maria Simplicio Santos, Maria Danyelle Farias de Oliveira, Vinicius Tenório Costa Vieira, Giovanna Emanuelly Maurício Cardoso Ferro, Aline Cavalcanti de Queiroz, Alysson Wagner Fernandes Duarte, Laís Souza da Silva Vitorino