L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Dermatite de Contato Alérgica à Manga: um Relato de Caso

Resumo

Introdução: A dermatite de contato é uma patologia cutânea inflamatória não infecciosa, caracterizada pela reação eczematosa e pruriginosa da pele na área de contato com determinado alérgeno, causada por uma reação de hipersensibilidade inflamatória tardia.

Relato do Caso: Paciente do sexo feminino, 14 anos, apresentou-se com manchas eritematopapulares, vesiculares e pruriginosas, em face e pescoço, recebendo como diagnóstico prévio a suspeita de dermatite de contato por perfume e esmalte. Após tentativa de tratamento por 20 dias com uso de loratadina e hidratação local, houve regressão completa. Ainda, a paciente apresentou sorologia positiva IgG e IgM para herpes simples, suspeitando-se de urticária viral associada. Entretanto, um ano após, a paciente retorna ao consultório com recorrência das manifestações cutâneas, que haviam se estendido para dorso, braços, antebraços e pernas. Ela referiu que notava o mesmo padrão de manchas nos meses quentes de Dezembro e Janeiro, suspeitando-se de alergia a algum alérgeno sazonal. Assim, após anamnese meticulosa, a paciente recordou que ajudava sua mãe no processo de colheita de manga, segurando-as após a retirada do pé. Realizou-se teste de contato com leitura tardia para fragrância MIX, bálsamo de peru, e colofônio – componentes de perfume, sendo descartado o diagnóstico prévio de dermatite de contato por perfume e/ou esmalte. E ainda, o teste para manga, resultando em fortemente positivo para leite do caule e casca, e positivo para planta (folha).

Discussão: A fruta manga, da família Anacardiaceae, possui como um dos seus componentes o urushiol – uma mistura de variados derivados de catecol, constituintes do óleo irritante de plantas da espécie Toxicodendron. Deve-se ressaltar que o caso de dermatite de contato alérgica à manga descrito é raro, uma vez que a maioria dos casos relatados envolvem contato direto da região labial e peribucal, durante sua ingestão.

Área

Dermatite atópica e de contato

Autores

Estela Almeida Sandrin, Leda das Neves Almeida Sandrin