L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Há associação entre alergia alimentar e consumo de alimentos ultraprocessados?

Resumo

Introdução: A alergia alimentar (AA) acomete cerca de 6% de crianças e é motivo de preocupação, pois pode comprometer o crescimento e desenvolvimento. Recentemente tem sido postulado a participação de componentes pró inflamatórios, presentes em alimentos ultraprocessados (AUP), na piora do prognóstico e aquisição de tolerância da AA. Pelo nosso conhecimento, não há estudos publicados avaliando o consumo de AUP na AA.
Objetivo: Descrever o consumo de AUP por crianças e adolescentes com AA e verificar associação do consumo de alimentos ultraprocessados desses indivíduos com dermatite atópica (DA) e aleitamento materno (AM) no momento da coleta.
Métodos: Estudo transversal, com 110 crianças e adolescentes com AAs únicas ou múltiplas e com diferentes mecanismos imunológicos. Avaliou-se o consumo alimentar pela classificação NOVA por meio de 3 recordatórios de 24h.
Resultados: A média de idade foi de 5,3±3,4 anos com predomínio do sexo masculino (60,9%). Os alimentos excluídos devido à AA foram leite de vaca (64,5%), ovo (43,6%), amendoim (18,2%), soja (15,5%), peixe (12,7%), trigo (9,1%), castanhas (9,1%), crustáceos (5,5%) e outros (23,6%). Alergia a apenas um alimento foi observada em 49% dos indivíduos. Houve predomínio de crianças e adolescentes com AA de mecanismo IgE mediado (61,8%). Quanto as variáveis associadas, 26,6±12,1% tinham DA e 10,9% das crianças estavam em AM no momento da coleta. O percentual médio de ingestão de AUP em relação ao consumo energético total (kcal) foi de 33,1±15,7%. Por meio de análise multivariada, observou-se que a ingestão de AUP associou-se de forma inversa e independente com a presença de DA (β= -7,55; IC 95% - 14,98 a -0,11; p=0,047) e AM no momento da coleta (β= -15,99; IC 95% -26,82 a -5,15; p=0,004).
Conclusão: O presente estudo mostrou que os AUP respondem por cerca de um terço da energia total consumida por crianças e adolescentes com AA. A presença de dermatite atópica e do AM foram associados ao menor consumo de AUP.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Elaine Cristina de Almeida Kotchetkoff, Fabíola Isabel Suano de Souza, Daniela Neri Gama de Almeida, Talita Lemos Neves Barreto, Raquel Bicudo Mendonça, Roseli Oselka Saccardo Sarni