L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV): fatores associados ao desenvolvimento de tolerância - revisão de literatura

Resumo

Introdução: A APLV é a AA de maior incidência na infância, com programas estaduais voltados para o fornecimento de fórmulas especiais para crianças afetadas com dias de vida. É de interesse a melhor compreensão dos fatores associados ao desenvolvimento de tolerância de forma mais precoce, para que marcadores possam ser utilizados no melhor manejo da APLV.
Métodos: Uso do método PICO para seleção de artigos nas bases PubMed e Scielo dos últimos 20 anos, palavras-chave cow’s milk allergy, cow’s milk introduction e immune tolerance. A definição de APLV considerou os casos com anafilaxia e/ou sintomas IgE mediados, sintomas gastrointestinais e/ou positividade para desencadeamento duplo-cego placebo controlado (DDCPC) e casos não IgE-mediados.
Resultados: Selecionados 23 artigos no Scielo e 16 no PubMed, validados por ambos revisores, 19 artigos incluídos, que tratam do tema de desenvolvimento de tolerância sob diferentes aspectos clínicos e laboratoriais, dos quais: 10 estudos retrospectivos, 7 prospectivos, 1 revisão sistemática e 1 transversal caso-controle. No total, 1660 casos (79,3% IgE mediados) foram avaliados, observando-se média de tempo para aquisição de tolerância de 9-49 meses para estudos retrospectivos, com maior chance de tolerância para pacientes que apresentavam menores concentrações séricas de IgE específica para LV e 42,2 - 86% de tolerância adquirida em estudos prospectivos (imunoterapia oral). Outros marcadores foram descritos e apresentaram-se como promissores: teste cutâneo end point, polimorfismos genéticos, IgEs específicas.
Conclusão: A probabilidade de aquisição de tolerância na APLV mostra-se inversamente proporcional à concentração sérica de IgE específica para LV e frações: pacientes com altos níveis IgE específica demoraram mais tempo para adquirir tolerância. Outros procedimentos promissores para indução de tolerância e marcadores de APLV para a realização de desencadeamento de forma segura foram descritos.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Juliana Lopes Bertoloto, Isabel Ruguê Genov