L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Eritema nodoso induzido por dupilumabe: relato de caso

Resumo

Dupilumabe é um anticorpo monoclonal que antagoniza o receptor alfa da Interleucina 4 (IL-4), inibindo a atividade de IL-4 e IL-13, importantes mediadores da inflamação tipo 2. Embora o dupilumabe tenha excelente perfil de segurança, há relatos de eventos adversos. Relatamos um caso de um possível eritema nodoso induzido por dupilumabe após 3 meses de uso.

Paciente de 56 anos, feminina, com asma de difícil controle em uso de corticoide oral contínuo, doença respiratória exacerbada por aspirina e anti-inflamatórios não esteroidais, urticária crônica espontânea e reações de hipersensibilidade a múltiplos antibióticos. Fez uso de omalizumabe em dose otimizada de 2012 a 2019, com pouco controle das suas condições clínicas. Indicada a troca de imunobiológico para dupilumabe na dose de 600 mg em dose de ataque, seguido por injeções de 300 mg a cada 2 semanas. Após a primeira dose de dupilumabe houve melhora dos sintomas de asma e retorno do olfato. Com três meses do início do tratamento com dupilumabe, realizada retirada gradativa do corticoide oral. Ao final da retirada do corticoide oral, a paciente passou a apresentar lesões eritematosas e dolorosas em membros inferiores de aspecto nodular. Exames complementares foram negativos para causas inflamatórias e infecciosas. Biópsia de lesão revelou paniculite lipomembranosa, com hipótese de ser secundária a medicamento. Suspenso o dupilumabe, com melhora da dor no primeiro dia e desaparecimento das lesões após a quarta semana. Foi optado por não realizar a reexposição a droga para confirmar o diagnóstico, mas devido a forte associação clínica e melhora após a suspensão, foi levantada a hipótese de eritema nodoso secundário ao dupilumabe.

Apesar do eritema nodoso ser uma reação adversa muito rara com o uso de dupilumabe, a relação temporal entre o início do tratamento com dupilumabe e o aparecimento do eritema nodoso, e melhora após a descontinuação sugere uma associação causal de dupilumabe com o eritema nodoso.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Gabriela Chiquete, Maria Eduarda Trocoli Zanetti, Orlando Trevisan Neto, Mariana Paes Leme Ferriani, Luísa Karla Arruda, José Eduardo Seneda Lemos, Renata Gomes Oliveira , Nathália Ventura Stefli, Déborah Batista Sant’Anna , Stephanie Geraldino Zago