L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Fatores relacionados à persistência da alergia às proteínas do leite de vaca

Resumo

Introdução:
As alergias alimentares afetam entre 6% e 8% da população pediátrica. A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é uma das mais comuns da infância e desparece geralmente ainda durante esta fase. Os fatores responsáveis pela persistência da APLV após os 6 anos ainda não estão totalmente esclarecidos e ajudam a identificar populações com possível indicação de
imunoterapia oral. Este estudo busca analisar os aspectos clínicos que distinguem APLV transitória da persistente.

Métodos: Estudo transversal baseado na análise de prontuários eletrônicos de pacientes (0 a 17 anos) submetidos a teste de provocação oral (TPO) para a proteínas do leite de vaca, com intuito de checar aquisição de tolerância naqueles com diagnóstico prévio de alergia, em um centro de referência entre 01/ 2016 e 02/2023. Comparou os menores de 6 anos com TPO negativo (alergia transitória) vs. maior ou igual 6 anos com TPO positivo (alergia persistente).

Resultados: Do total de 187 TPOs, 99/134 apresentaram TPO negativo antes dos 6 anos (alergia transitória) e 19/53 apresentaram TPO+ com 6 anos ou mais (alergia persistente). Não houve diferença estatística entre os grupos para características como sexo (p=0,08), presença de outras alergias (p=0,29), ter dermatite atópica (p=1), asma (p=0,07) ou outra alergia alimentar (p=1) e o mecanismo ser mediado por IgE ou não (p=0,60). Ter antecedente de anafilaxia foi capaz de distinguir as populações (p=0,04). Resultados de testes alérgicos não foram analisados pois apresentavam heterogeneidade quanto ao método.

Conclusões:
Prever por parâmetros clínicos, a persistência da APLV é tarefa difícil, mas o antecedente de anafilaxia pode ajudar. Validação prospectiva da anafilaxia como fator preditor se faz necessária. Certamente outros parâmetros como tolerância a formas processadas e resultados de testes alérgicos são interessantes de serem avaliados.

Área

Alergia Alimentar

Autores

Lara Barbosa da Silva Alvim, Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Barbara Cristina Ferreira Ramos, Maria Gabriela Viana de Sá, Laís Borges Araújo de Oliveira, Raquel Letícia Tavares Alves , Luma Cardoso Gurgel de Souza, Vanessa Morato, Stephanie Tiosso Fontes Monteiro, Dirceu Solé