L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Patch Test é uma boa ferramenta na avaliação da Pustulose Exantemática Generalizada Aguda induzida por betalactâmico

Resumo

Introdução: A pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) é uma reação de hipersensibilidade grave a medicamento, frequentemente associada ao uso de antibióticos betalactâmicos. A investigação envolve a realização de testes cutâneos de leitura tardia, como o patch test, que podem incluir o agente suspeito e outros da mesma classe, para avaliação de possíveis reações cruzadas. Relatamos o caso de um paciente que desenvolveu quadro de PEGA induzida por amoxicilina, confirmada por patch test, em que foi possível liberar uso de betalactâmicos alternativos após a investigação completa.
Relato do caso: homem de 37 anos, que desenvolveu um quadro de pústulas disseminadas sobre uma erupção exantemática extensa, com acometimento da face, couro cabeludo, tronco e membros, além de sintomas sistêmicos (febre e mal estar), iniciados no sexto dia de uso de amoxicilina. Realizada investigação com patch test, que confirmou resultado positivo para amoxicilina na leitura de 96h, com o aparecimento de eritema e pústulas (comprovando, inclusive, a fisiopatologia da doença inicial). O resultado do teste para cefuroxima foi negativo. Na sequência, o paciente foi submetido ao teste de provocação oral estendido com cefuroxima, que também resultou negativo, demonstrando tolerância a esse fármaco, o que permitiu a liberação de vários betalactâmicos alternativos.
Discussão: O patch test mostrou ser uma ferramenta valiosa na investigação das reações graves de hipersensibilidade a medicamentos, como a pustulose exantemática generalizada aguda, quando a provocação com o agente suspeito estaria contra-indicada. Além de confirmar o agente causador, permitiu aventar que não haveria reação cruzada com betalactâmicos de cadeia lateral R1 distinta, o que possibilitou a subsequente realização da provocação com um desses medicamentos e a consequente liberação de muitos antibióticos da classe, com segurança, para uso futuro.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Mariana Kim Hsieh, Manoela Crespo Magalhães Hoff, Nathália Coelho Portilho, Ana Carolina D'Onofrio-Silva, Pedro Giavina-Bianchi, Marcelo Vivolo Aun