L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Urticária solar: relato de caso

Resumo

Introdução: A Urticária Solar (US) é um subtipo raro das Urticárias Crônicas induzidas (UCInd), com impacto relevante na vida do paciente.

Relato do caso: Masculino, 31 anos, relata há 6 meses, placas eritematosas com prurido e ardência, após exposição solar, apenas nas áreas expostas, que somem em 5 a 10 minutos. Nega relação com atividade física/calor e surgimento espontâneo. Refere episódio anterior em 2018, com duração de 5 meses, tratado com anti-histamínico (anti-H1) diariamente com resposta parcial durante sua duração. Hipertenso em uso de atenolol. Avaliação laboratorial (hemograma, VHS, PCR e autoanticorpos tireoidianos), normal. Realizado teste de provocação, com exposição solar por 10 minutos. Surgiram urticas após 8 minutos, com duração de duas horas. Paciente foi orientado quanto a fotoproteção e uso de bilastina regular.

Discussão: A US é um subtipo raro de UCInd, desencadeada pela exposição à luz solar (luz visível, UVA e UVB), mais comum no sexo feminino entre a 2ª e a 4ª décadas de vida. Seu diagnóstico costuma ser tardio, após 1 a 3 anos. Há surgimento de urticas de 5 a 10 minutos após a exposição acompanhadas de prurido e/ou queimação, com resolução em até 24 horas. Podem ocorrer manifestações sistêmicas como cefaleia, náuseas, vômitos, síncope e choque. A fisiopatologia ocorre por ativação de um foto autoalérgeno levando a degranulação de mastócitos. Pode ser primária ou causada por medicamentos e é comum a associação com outras fotodermatoses. Quanto ao tratamento, além da fotoproteção, a primeira linha são os anti-H1 de 2ª geração, na dose padrão, podendo ser quadruplicada. Nos pacientes refratários, indica-se a adição de omalizumabe (off label para UCInd). Finalmente, nos pacientes sem resposta, troca-se omalizumabe por ciclosporina. A US tem grande impacto na qualidade de vida, que se reflete no comprometimento de aspectos da vida cotidiana como a limitação à locomoção ao ar livre, atividade física e lazer no período diurno.

Área

Urticária e angioedema

Autores

Alice d'Avila Costa Ribeiro, Gabriela Andrade Coelho Dias, Mara Morelo Rocha Felix, Laira Vidal da Cunha Moreira