L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia e Características da Anafilaxia: Resultados do Estudo NORA no Brasil

Resumo

JUSTIFICATIVA: Os dados de prevalência e incidência de anafilaxia são escassos, principalmente no Brasil. Os estudos epidemiológicos ajudam os pesquisadores a aprender mais sobre a doença, suas causas, cofatores e prevenção.

OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico e as características da reação de pacientes com diagnóstico de anafilaxia atendidos em serviço especializado.

MÉTODOS: Análise do banco de dados de prontuários do Registro de Anafilaxia (NORA) entre 05/2017 e 06/2020, de casos confirmados de anafilaxia. Apenas dados de pacientes brasileiros foram considerados para análise, incluindo idade, sexo, gatilhos, sintomas e estudos diagnósticos.

RESULTADOS: Do total de 201 pacientes (1 mês a 68 anos), 56% eram homens e 72% menores de 18 anos. A maior parte dos casos (65%) foi confirmada com testes laboratoriais, cutâneos ou teste de provocação. Dentre os confirmados, 54% estava relacionada a alimentos: 74% ao leite e 13% ao ovo; 34% à medicamentos (61% aos anti-inflamatórios não esteroidais e 20% aos antibióticos); 11% ao veneno de insetos (86,7% para formigas e 13,3% para abelhas), e 1 caso ao látex. Dos casos confirmados, um terço já havia apresentado reação pelo mesmo alérgeno antes. Cerca de 30% dos pacientes apresentaram envolvimento de 3 ou mais sistemas: 95% referiram acometimento de pele/mucosa, 82% relataram sintomas respiratórios, 29% mencionaram sintomas gastrointestinais e 27% apresentaram sintomas cardiovasculares. Cerca de 54% dos pacientes relataram que a reação ocorreu em até 10 minutos do contato com o alérgeno.

CONCLUSÕES: Alimentos e medicamentos foram as principais causas de anafilaxia em nosso registro, com predomínio de manifestações cutâneas e respiratórias. A dificuldade no acesso aos exames diagnósticos (incluindo IgE específica e testes de provocação) e a perda de seguimento dos pacientes podem explicar a ausência de confirmação de diagnóstico etiológico em parte significativa dos casos.

Área

Anafilaxia, Alergia a himenópteros e Alergia ao látex

Autores

Laís Borges Araújo de Oliveira, Fabiana Andrade Nunes Oliveira, Katherine Maciel Costa Silvestre, Amanda Silva de Oliveira Sobrinho , Amanda Oliveira de Araújo Lima, Inês Cristina Camelo Nunes, Dirceu Solé, Luis Felipe Ensina