L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Perfil Fenotípico e Genotípico de Casos Suspeitos e Confirmados de Doença Granulomatosa Crônica Atendidos em Hospital Terciário Pediátrico do Distrito Federal.

Resumo

Introdução: A Doença Granulomatosa Crônica (DGC) é um Erro inato da imunidade causado por um defeito na produção do complexo enzimático de Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo Fosfatase (NADPH) Oxidase, o que altera a capacidade microbicida exercida pelos fagócitos. As manifestações clínicas são precoces como pneumonias graves, abscessos cutâneos e hepáticos, além de granulomas em órgãos profundos, e associação com doenças autoimunes e doença inflamatória intestinal. Objetivo: Estudar as características clínicas e laboratoriais de pacientes com suspeita de DGC atendidos em hospital pediátrico no período de setembro/ 2021 a junho/ 2023. Metodologia: Estudo observacional descritivo. Foram incluídos 186 pacientes com suspeita de DGC atendidos no ambulatório de Imunologia pediátrica . Foram excluídos 3 pacientes por terem idade maior que 18 anos. Resultados: Foram coletados dados de 183 pacientes, com suspeita de DGC, que realizaram o teste funcional de fagócitos DHR (di-hidrorradamina), n=113 (61%) do sexo masculino, destes n=72 (39%) eram lactentes. Abscessos e pneumonias foram as principais manifestações clínicas em 67 (36%) e 50 (27%) dos casos, respectivamente; O principal patógeno observado foi o Staphylococcus aureus. Ao todo, cinco casos de DGC foram diagnosticados. Três pacientes apresentavam mutação no gene NCF1 (NCF1:c.75_76del p.Tyr26HisfsTer26) e um no gene CYBB (CYBB:c.676C>T p.Arg226Ter). Conclusão: Os dados parciais deste estudo, com um total de 183 pacientes com suspeita de DGC evidenciaram 5 casos confirmados da doença. Em nossa população foram identificadas as variantes patogênicas no gene NCF1 em três pacientes, e no gene CYBB em apenas um paciente, o que demonstra uma diferença em relação à literatura mundial, que descreve a prevalência da mutação do gene CYBB, mostrando a importância termos dados da população brasileira.


Área

Imunodeficiências

Autores

Valkiria Kohlraush Araujo, Flaviane Rabelo Siqueira, Laísa Machado Bomfim, Roberia Mendonça Pontes, Anna Carolina Silva Dias, Ricardo Camargo, Claudia França Cavalcante Valente, Fabiola Scancetti Tavares, Karina Mescouto Melo