L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Validação do módulo rinite alérgica (RA) do questionário escrito (QERAI) do ISAAC - International Study of Asthma and Allergies - para inquérito telefônico: resultados preliminares.

Resumo

A fim de avaliar o aumento da incidência de asma, RA e eczema de modo padronizado, foi criado o ISAAC. O objetivo deste estudo é validar o QERAI em escolares de 6-7 anos, para sua utilização por via telefônica.
Estudo observacional através de entrevistas com responsáveis de escolares com 6-7 anos utilizando o QERAI, validado e traduzido para o português brasileiro, em 3 ocasiões separadas por 15 dias entre si: entrevistas telefônicas no primeiro e terceiro contatos e entrevista presencial no segundo contato. A reprodutibilidade foi calculada pelo índice kappa (k). O QERAI compreende 6 perguntas que avaliam prevalência e gravidade da RA.
Foram obtidas as 3 entrevistas de 21 escolares do grupo de estudo (com RA) e 19 escolares do grupo de comparação (sem RA). Houve concordância perfeita (100%) nas entrevistas telefônicas referentes à presença de “sintomas nasais sem estar resfriado” e “á ocorrência destes nos últimos 12 meses; e concordância quase perfeita (k= 0,859) na pergunta sobre associação de sintomas oculares nos últimos 12 meses (p < 0,001; concordância de 95,24%).
Houve divergência sobre em quais meses os sintomas nasais ocorreram, e quanto tais sintomas influenciam na vida dos pacientes, ao comparar as 3 entrevistas. Sobre o diagnóstico médico de RA, na comparação entre as etapas telefônicas, obteve-se k= 0,644; p < 0,0015; concordância de 95,24%.
A elaboração e aplicação de novas metodologias que minimizem as perdas de dados com garantia de confiabilidade e reprodutibilidade comparáveis as metodologias já validadas, são extremamente importantes em estudos epidemiológicos. A adaptação do QERAI 6-7 anos por via telefônica parece apresentar boa reprodutibilidade. Ocorreu concordância substancial/ forte ou perfeita para a maioria dos indicadores de RA analisados usando esta metodologia.

Área

Rinite, rinossinusite, polipose nasal e alergia ocular

Autores

Priscilla De Souza Campos dos Santos, Solange Oliveira Rodrigues Valle, Fábio Chigres Kuschnir , Antônio José Ledo Alves Da Cunha , Dirceu Sole , Sérgio Duarte Dortas Júnior