L Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia 2023

Dados do Trabalho


Título

PEDIDOS DE INTERCONSULTA HOSPITALAR PARA ESPECIALIDADE DE ALERGIA E IMUNOLOGIA EM HOSPITAL TERCIÁRIO: ANÁLISE DAS REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE MEDICAMENTOSAS

Resumo

INTRODUÇÃO: A cada ano, a especialidade de Alergia e Imunologia torna-se mais conhecida por outros especialistas, levando a uma maior interface com outras especialidades, o que, no ambiente hospitalar, manifesta-se pelos pedidos de interconsulta. Em trabalho prévio, demonstramos que as reações de hipersensibilidade medicamentosas foram o motivo principal dos pedidos de interconsulta em alergia, porém sem realizar uma análise mais aprofundada sobre os quadros ou medicações possivelmente envolvidas. O objetivo desse trabalho vem para complementar essa primeira análise, destrinchando os possíveis grupos de medicamentos envolvidos nas reações avaliando se o pedido consistia em investigação ou tratamento para as reações.
MÉTODO: Coleta de dados e análise das demandas por interconsultas hospitalares, no período de 12 meses (março 2022-fevereiro 2023), em hospital terciário, selecionando as possíveis relacionadas com reação de hipersensibilidade medicamentosa e as classificando. RESULTADO: Dos 127 pedidos de interconsulta no período, 54 (42,5%) foram relacionados a condições alérgicas e, desses, 42 (77,7%) tratavam-se de reações de hipersensibilidade à medicamentos. Excluindo-se pedidos repetidos, sobraram 32 casos distintos. No grupo das investigações, foram: 6 de anafilaxia perioperatória; 4 aos AINES; 3 aos beta-lactâmicos; 2 por contraste; 2 de DRESS (1 não definido e 1 após RIPE); 1 à colírio (tropicainamida+dexametasona); 1 à polimixina B; 1 à hidroclorotiazida; 1 à amiodarona; 1 à metoclopramida; 1 angioedema após medicamento indefinido. Dos pedidos de dessensibilização: 2 foram para rituximab; 3 para AAS; 2 para bactrim e 2 para penicilina.
CONCLUSÃO: Os motivos para solicitação de interconsultas nas reações de hipersensibilidade medicamentosa são diversos e o médico alergista e imunologista deve estar preparado para investigar e tratar essas reações. O conhecimento desses dados permite uma melhor formação e educação continuada para os futuros especialistas.

Área

Hipersensibilidade a medicamentos

Autores

Pietro Henrique Massuda, André Luiz Oliveira Feodrippe, Jorge Kalil, Pedro Giavina-Bianchi